O PEQUENO PRÍNCIPE

Por Laís Santos

No livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, há uma importante lição que nos ajuda em relacionamentos de nossas vidas.

No capítulo XXI, o jovem personagem ao acabar de conhecer a raposa chama-a para brincar, mas a resposta é inesperada “eu não posso brincar contigo. Não me cativaram”. Intrigado ele pergunta o que quer dizer cativar. A raposa diz que é algo sempre esquecido e que significava “criar laços”. O pequeno príncipe pergunta “criar laços?” A raposa complementa: “Tu não és para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo…”.

O tempo que passamos com o outro, criando laços afetivos é o que faz esse alguém importante. A medida que conhecemos, interagimos, compartilhamos criamos relações de carinho pelo outro. E isso significa cativar, criar laços.

Portanto, se deseja ter uma amizade, é importe que cative primeiro. Interagir de forma que crie vínculos. A relação necessita ser construída.

Fonte da imagem: < https://www.google.com/amp/s/www.semprefamilia.com.br/virtudes-e-valores/6-coisas-que-o-pequeno-principe-nos-ensina-sobre-nossas-amizades/amp/>.