Sobre

A proposta do Projeto Jornal na Escola: Nossa Voz é valorizar a interação social e promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos jornalísticos a partir do trabalho com alunos do CAp-UERJ, visando atender à comunidade interna e externa. Para tanto, realizamos encontros presenciais no colégio e no espaço de nossas redes sociais (blog, site, Facebook e Instagram), onde recriamos o expediente jornalístico e procuramos fazer com que o participante ganhe autonomia na construção do próprio texto.

Qual é o nosso objetivo?

Os objetivos principais desse projeto são produzir textos jornalísticos como forma de interação e participação social, compartilhar as experiências estudantis e potencializar a leitura crítica.


Como funciona?

Nesses encontros abertos à comunidade, além de se observar a organização de diferentes periódicos através da leitura crítica, desenvolvem-se diversas atividades relacionadas ao expediente de um jornal, dentre elas, seleção do tema de cada edição, divisão de tarefa, redação, revisão e editoração dos textos selecionados, bem como publicação e divulgação do jornal.


Quando os encontros acontecem?

Os membros do projeto realizam encontros semanais, nas dependências do CAp-UERJ. Durante o isolamento social, os encontros funcionam por vídeo conferência.


Quais são nossos produtos?

Realizamos oficinas de leitura crítica e escrita contextualizada, tomando como recorte os gêneros relacionados ao jornal. Nessas oficinas, desenvolvemos o jornal escolar chamado Nossa Voz. Apesar de ter sido concebido como jornal impresso, atualmente ocupa, além deste site, outros espaços virtuais:

Além disso, possui uma versão em PDF, publicada mensalmente com os principais textos desse período. Vale mencionar que as redes são canais que utilizamos para chegar a um público fora do colégio, atingindo assim o objetivo extensionista de estabelecer diálogo entre a instituição e a sociedade.

Algumas ações extensionistas

Entre as colaborações pontuais de alguns alunos que não frequentam os encontros semanais, mas contribuem significantemente com produções textuais, destaca-se a que envolveu os alunos do 9º. ano da disciplina de Língua Portuguesa, da Professora Hilma Ribeiro de Mendonça Ferreira, elaborando contos e artigos de opinião sobre o papel da mulher na sociedade, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a do 2º. Ano do Ensino Médio com a produção de cartazes sobre os Direitos Humanos e divulgação no jornal e na UERJ SEM MUROS, do 7º. ano do professor Alexandre Xavier Lima, apresentando notícias e informes sobre os treinos de bandeira, atividade que movimenta todo colégio.
A importância desse projeto também se faz perceber nas parcerias com outras áreas, como, por exemplo, o diálogo com professores que organizam a Francofonia na instituição. Tem sido interesse dos participantes conhecer e divulgar os diversos projetos desenvolvidos no CAp. A cobertura da Festa Junina de 2019 teve esse enfoque ao entrevistar a professora Ilana Linhales que desenvolve um acompanhamento de aprendizagem por meio de trabalho musical com o projeto de extensão “Juventude, Prática Musical e Expressão”.
Vale mencionar que o projeto de extensão Jornal na Escola serviu de referência para ações em outra unidade escolar. O coordenador, inclusive, compartilhou as experiências do projeto com alunos e professores da Escola Municipal Von Martius, localizada em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Após a ação, essa unidade implementou uma disciplina eletiva sobre jornal, cujo produto foi a realização de um jornal escolar. Ainda foi possível estabelecer uma parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Essa parceria viabilizou a ida dos participantes à Bienal do Livro Rio como atividade de campo – para muitos, a primeira vez que participaram desse evento cultural.
Destaca-se também a entrevista feita na Rua Santa Alexandrina para ouvir a comunidade do Rio Comprido. O foco foi colher depoimentos a partir da pergunta: “O que é ser mulher?” Os integrantes do jornal passaram pela experiência de entrevistarem pessoas fora do espaço escolar e familiar, ouvir outras vozes, logo, ter acesso a outras visões de mundo.


Nossa pesquisa

Atuamos na pesquisa procurando mapear e produzir práticas pedagógicas que integrem os gêneros jornalísticos e os gêneros literários na realidade do leitor em formação. Também investigamos o impacto do ambiente virtual para a construção dos textos jornalísticos e a repercussão para a sala de aula.
Em julho deste ano, promoveremos o I Seminário Jornal na e da Escola. Mais informações: https://jornalnossavoz.wixsite.com/website

Por fim, os estudantes são os principais beneficiários, pois encontram nas práticas do projeto espaço para se integrarem à nova fase de sua vida acadêmica. O próprio nome escolhido para o jornal produzido por eles (Nossa Voz) enfatiza a pertença à voz coletiva do Colégio, assim como do papel que podem exercer, ao se colocarem como a voz da comunidade escolar, sobretudo, dos alunos, que desejam ser ouvidos e respeitados.

Nosso e-mail: jornalnossavozcapuerj@gmail.com


Equipe
Editores: Alexandre Lima, Angélica Castilho e Karine Silva.

Colaboradores dessa edição: alunos do CAp-UERJ