CICLO DE ENTREVISTAS SOBRE MAIO LARANJA

Mais um ciclo de entrevistas foi feito pelos alunos do CApUerj, dessa vez, sobre o Maio Laranja. Você sabe o que é o Maio Laranja? É a campanha de prevenção contra o abuso sexual. Assista o vídeo e procure saber mais!

Entrevista por – João Vinícius 🤳🏾

Filmagem por – Lorrany Victorya 📹

Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é CRIME!

Ligue 100 e DENUNCIE.

Visite o site: https://maiolaranja.org.br/

Siga @maiolaranja #maiolaranja

ENTREVISTA 2 – 12/06/2023

Entrevistador – Estamos aqui de volta, agora com uma gritaria de crianças, normal, né? Apenas o cotidiano, para a segunda entrevista do Nossa Voz sobre o Maio Laranja. Tem um microfone aqui. Bom dia?

Entrevistada – Bom dia, tudo bem? Como você está?

Entrevistador – Eu me chamo João Vinícius, como vocês já me conhecem, e a senhora é?

Entrevistada – Eu sou Lélia, Lélia Silva.

Entrevistador – Lélia Silva, atual supervisora?

Entrevistada – Não, coordenadora.

Entrevistador – Coordenadora dos inspetores. A senhora conhece a campanha do Maio Laranja?

Entrevistada – Ah sim, eu já conheço, ano passado, inclusive, achei belíssima a campanha com a participação dos alunos pros cartazes, inclusive, tirei foto até de um cartaz muito bonito que estava ali fora, e vocês estão participando? Muito bom!

Entrevistador – Sim. O que a senhora pensa sobre o tema? Como, principalmente, como a senhora pensa que isso pode ser resolvido: A violência contra a criança e adolescente?

Entrevistada – Ah, eu acho que a escola só representa aquilo que é uma sociedade, né? Aqui dentro é uma extensão da sociedade. Agora resolver é um problema muito mais complexo que a gente pode atenuar algumas atitudes dentro da escola. Por isso a gente tem o NAPE, né? O NAPE é uma instituição que sempre visa melhorias nesse sentido. Então tem o acompanhamento do NAPE, tem a própria inspetoria, coordenação que dá o suporte, a própria direção que tá sempre solicitando a melhorar esses casos de violência dentro do CAp.

Entrevistador – Assim, ó, a senhora disse que a senhora já conhecia o projeto, mas você acha que tem a visibilidade necessária para o assunto?

Entrevistada – Eu acho que os estudantes, vocês, né? Como jovens poderiam até trabalhar mais, o próprio CAp tem um espaço excelente. Fazer atividades pontual, entendeu? Agora mesmo, no horário do almoço. Sei lá. Na hora que começa, como você falou, o barulho, mas aqui ó, olha como você me abordou. Abordar a garotada. Vocês, né? que estão participando efetivamente, metendo a mão na massa com essa campanha.

Entrevistador – Entendi. A senhora acha também que a educação sexual nas escolas pode ajudar a prevenir esse tipo de abuso acontecer?

Entrevistada – Conhecimento sempre é bom, né? Então a gente torce pra que isso evite, né? Que dê uma diminuída, mas é, conhecimento sempre é bom, então seja conhecimento de, né? Atividade sexual, violência, racismo, bullying. Então, quanto melhor informar, a escola fazendo esse papel, melhor ainda.