Sobre


O projeto “Linguagens, Transdisciplinaridade, Tecnologia e Ensino”, está sediado no Laboratório de Ensino LEDEN situado no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira, que propõe um espaço na Educação brasileira para o trabalho com a linguagem e a tecnologia, tanto no ensino básico como na formação docente. Constituindo-se num ambiente propício a práticas pedagógicas, atividades de extensão e de pesquisa, realiza uma busca que passa pelo mapeamento de ações pedagógicas, pela socialização dessas ações, pela instrumentalização através das novas tecnologias e pela construção teórica, referentes à linguagem, na perspectiva transdisciplinar, e a tecnologia, notadamente a digital.

Iniciando as atividades em 2004, o laboratório LEDEN, nos primeiros anos de atividade, desenvolveu projetos voltados para: (a) o estudo do olhar docente sobre o tema linguagem visual e educação básica; e (b) o exame das perspectivas interdisciplinares da linguagem visual na Educação Básica e tecnologia.

Tal perspectiva levou aos projetos: (i) de Iniciação científica Junior “Cap-Identidade: espaço e memória virtual” com o objetivo de investigar a relação do estudante da Educação Básica do CAp-UERJ com os espaços escolares; (ii) de pesquisa “Imagem-matemática”, que realizou estudos sobre a importância do uso da imagem na compreensão do conceito (modelagem) de sistema de equações para alunos do 8oano do Ensino Fundamental; (iii) da pesquisa “A formação docente em linguagem visual”, com o propósito de identificar o ponto de vista dos profissionais atuantes na educação pública do estado do Rio de Janeiro sobre linguagem visual, nos seguintes aspectos: a formação técnica e crítica do profissional de educação, o acesso aos conteúdos e às tecnologias de imagens, as demandas decorrentes de lacunas nesse campo de conhecimento; (iv) do curso de Extensão “A Imagem na Sala de Aula”, na modalidade presencial e seus respectivos materiais didáticos .

O desenvolvimento desses estudos tanto revelou a necessidade de buscar que alternativas suprissem as lacunas existentes quanto a importância de outras conexões do tema com o cotidiano escolar, que precisavam ser contempladas. Assim, concebendo a linguagem como elemento importante da comunicação na contemporaneidade, este projeto amplia o escopo da pesquisa tratando-a numa perspectiva transdisciplinar, com ênfase nas implicações da multimodalidade textual nas práticas pedagógicas. E tem por objetivo pesquisar as relações entre linguagem, tecnologia, mediação e produção de conhecimento. Focaliza no desenho, nas tecnologias digitais de modelagem e produção gráfica, nas tecnologias de produção de vídeo, nas tecnologias digitais de comunicação e na convergência dessas ferramentas, a elaboração de materiais didáticos multimídia para o ensino nas modalidades presencial, semipresencial e não presencial bem como a reflexão sobre as relações entre imagem, linguagem, comunicação e conhecimento nas diferentes áreas de conhecimento.