Mulheres na Ciência (parte 4)

Manuella Abrantes Saraiva Lacerda (Turma: 2B.2024)

A autora deixa claro que defende a abordagem da catálise e que existe uma grande relação entre esse tema e o conteúdo estudado com os alunos do 5 ano. Moss finaliza a tese, na página 65, defendendo que a parte prática de Química orgânica, é indispensável aos alunos da quinta série, e que espera ter honrado os seus “inesquecíveis professores de Química”, estimulado em seus discípulos o gosto pela disciplina.

Desta forma, é nítido que as mulheres sempre foram excluídas ou impedidas de ocupar locais no qual há predominância masculina, no entanto, com o movimento feminista ganhando cada vez mais força é possível alterar essa situação. A professora Maria da Glória, com sua enorme história, que infelizmente não possuímos muitas informações sobre, deve servir de inspiração para que outras mulheres ocupem o lugar que desejarem. Após a leitura deste texto, devemos lembrar que, se nos dias atuais existem mulheres lecionando no Colégio D. Pedro II, foi porque essa incrível professora teve a coragem de dar o primeiro passo, e cabe a todas as mulheres que têm o sonho de atuar na área científica nunca desistirem dos seus sonhos.

Referências bibliográficas:

ALVARO, Marcela Vitor. As mulheres no ensino de química: a trajetória da professora Maria Da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II, 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Química) – Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Rio de Janeiro, 2021.

PEREIRA, Letícia dos Santos; SANTANA, Carolina Queiroz; BRANDÃO, Luís Felipe Silva da Paixão. O apagamento da contribuição feminina e negra na ciência: reflexões sobre a trajetória de Alice Ball. Cad. Gên. Tecnol., Curitiba, v.12, n. 40, p. 92-110, 2019.

SOARES, Jefferson da Costa. Dos professores “estranhos” aos catedráticos: aspectos da construção da identidade profissional docente no Colégio Pedro II (1925-1945). 2014. 281p. Tese (doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação do Departamento de Educação da PUC-Rio, RJ, 2014.

SILVA, Fabiane F. d. Mulheres na ciência: vozes, tempos, lugares e trajetórias. 2012,

147p. Tese (doutorado em Educação em Ciências – Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Ciências: Química da Vida e Saúde, RS, 2012.

BERNARDO-GUSMÃO, Katia; PERGHER, Sibele BC; SANTOS, Eduardo N. dos. Um Panorama Da Catálise No Brasil Nos Últimos 40 Anos. Química Nova, v. 40, p. 650-655, 2017.

DE OLIVEIRA, Paloma Rezende; COSTA, Nailda Marinho. O percurso da professora Maria da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II. Revista HISTEDBR, v. 19, 2019.

Equipe Jornal Nossa Voz

Equipe Jornal Nossa Voz

A proposta do Projeto Jornal na Escola: Nossa Voz é valorizar a interação social e promover o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita de textos jornalísticos a partir do trabalho com alunos do CAp-UERJ.